Telefone:

Morada:

Rua Luís de Camões nº 33

“Quem faz um Jordão guarda a tradição”

Data: 23/06/2022 / Autor: Junta de Freguesia de Pias

Decorrem, de 23 a 29 de junho, os Jordões em Pias.

O Jordão é feito numa casa com cerca de vinte metros quadrados aproximadamente. A casa é forrada de folhas de faias e o chão forrado a tábua. O altar é revestido a alecrim e erva-cidreira, obrigatoriamente com murta e uma cana verde. Na frente, altar, é colocada a imagem de Sº João Baptista e um lago improvisado onde as crianças e os adultos molham as mãos para salpicarem as suas próprias cabeças, molhar a testa. Na mesa do lado, está o candeeiro de cobre, iluminado com azeite, um mealheiro e as velas oferecidas pelos visitantes.

A montagem do Jordão obedecia a uma crença, sendo uma forma de pagamento de promessas. Há mais de cem anos que em Pias se cumpre esta tradição.

Os Jordões contam com o apoio logístico e/ou financeiro da Junta de Freguesia de Pias e este ano podem ser visitados no jardim Público (sede do Grupo Coral Feminino “As Ceifeiras de Pias”), na rua João Tiago Coelho n.º 146 (sede da Casa do Povo de Pias), na rua Jogo dos Paus n.º 9 e no largo do Ribeirinho n.º 1.